Grupo Concert

Somos um grupo empresarial focado em soluções de Tecnologia da Operação (TO). Com mais de 40 anos de atuação na área, nos tornamos referência em projetos aeroespaciais e de energia no Brasil.

 

Solucionamos os maiores desafios operacionais enfrentados por esses mercados e também pela indústria, por meio da inovação e de recursos de engenharia, automação, Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (AI), entre outras tecnologias.

Nosso grupo é formado por três unidades de negócios e uma startup, preparadas para desenvolver novos produtos e soluções, implantar e fazer a operação de sistemas complexos, que usam alta tecnologia para melhorar a performance das empresas e impactar positivamente a sociedade.


Estamos presentes no dia a dia de nossos clientes, colaborando para a qualidade e eficiência da energia elétrica, e também em grandes marcos tecnológicos nacionais, como o lançamento do primeiro foguete brasileiro.

Integradora de soluções em energia focadas em serviços e mão de obra especializada. Oferece apoio à operação ao realizar comissionamento e SPCS para subestações de energia elétrica e suporte para Centros de Controle.

Braço de inovação do grupo, a unidade é especializada em desenvolvimento e inovação. Cria soluções disruptivas para modernizar e melhorar significativamente a operação dos nossos clientes.

Unidade focada no setor aeroespacial. Desenvolve sistemas que ancoram as operações de preparo, lançamento e rastreio no Programa Espacial Brasileiro e visa atender as demandas dos novos mercados que estão surgindo com a exploração privada do espaço

Plataforma IoT de alta performance em nuvem. É um ambiente low-code que permite padronizar e unificar, em uma só base de dados, sistemas e equipamentos de diferentes fornecedores e aplicações, garantindo ao usuário uma gestão preditiva e eficiente do seu negócio.


A Concert nasceu em 2001, mas nossa história começa bem antes disso, em 1982

1982 

Criação da Audiolab

Angelo Fares fundou sua primeira empresa, a Audiolab, que atuava no desenvolvimento de sistemas de áudio profissional. 

1986 

Surgimento do OMNI, o nosso sistema supervisório 

Criação do sistema SCADA, OMNI, para supervisão e controle da infraestrutura elétrica de trólebus (rede de ónibus elétricos) da cidade de São Paulo.   

1990

A chegada de um novo sócio 

Audiolab cresceu e ganhou mais um sócio: o Leonardo Fares. Sua entrada impulsionou o desenvolvimento de novos projetos, bem como a expansão para novos mercados

1992

Nossa entrada na operação do setor elétrico 

Iniciamos nossa jornada de prestação de serviço para o mercado de concessionárias elétricas com o OMNI na Light, realizando a supervisão e controle da rede de distribuição

1993

Mais um cliente importante: a maior concessionária de energia da América Latina

Em parceria com a INEPAR, demos início ao contrato para supervisão de subestações da rede de distribuição da Cemig com o OMNI

1994

A chegada do terceiro sócio 

O sucesso da Audiolab motivou a chegada de mais um sócio: Petrônio Spyer, que a partir de então liderou o time de operação da empresa contribuindo para o nosso crescimento. 

1995

Adentrando no mercado aeroespacial 

A empresa chamou a atenção do mercado aeroespacial e criou um sistema para o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. 

1998

Lançamento da versão xOMNI do nosso SCADA 

Aprimoramos o nosso SCADA e o OMNI se tornou xOMNI. A solução se mostrou muito avançada para a época e é referência no setor elétrico até os dias atuais. 

2000

O projeto SIVAM e o início da Concert Technologies 

A participação no projeto SIVAM - Sistema de Vigilância da Amazônia levou a criação da Concert nos USA para desenvolver dois sistemas de monitoramento ambiental

2001

O xOMNI nas 3 maiores concessionárias de energia elétrica do Brasil 

Nosso SCADA passou a operar na Eletropaulo, concessionária da grande São Paulo. Nesse ano, também demos início à nossa atuação dentro do programa PD&I da ANEEL.

2002

Diretoria completa

Depois de participações em alguns projetos e negociações em Cuba, Berta Wert foi convidada para integrar em definitivo o time de sócios, completando a diretoria da Concert. 

2005

XOMNI conquistando outros espaços 

Nosso SCADA integrou os sistemas de coleta de dados das termoelétricas da Amazonas e posteriormente passou a operar também na Eletrobrás, em El Passo e na Neoenergia Coelba

2008

Entrada no mercado de gás 

Nesse ano, desenvolvemos um projeto de automação para o centro de controle da Sulgás e nos fizemos presentes em um novo mercado, o de gás. 

2009

Participação no PD&I Cibersegurança Rede Operativa da Cemig   

Enquanto o tema da cibersegurança não era muito discutido nesse tempo, ele já estava em nosso radar, mostrando o nosso olhar sempre a frente das tendências

2010

Lançamento da versão xOMNI - SG   

A nova versão do nosso SCADA permitiu a centralização de todas as operações da distribuição da Cemig em um único centro. 

2014

Ampliação da atuação: suporte à sistemas SCADA de terceiros e origem da Concert Engenharia       

Nossa experiência em desenvolvimento de sistema SCADA nos levou ao suporte e manutenção do sistema supervisório da GASMIG – IFIX. Assim, surgiu a ideia de aplicar esse conhecimento e mão de obra especializada em uma unidade de negócio, a atual Concert Engenharia

2015

Início do nosso produto Imagery    

Fizemos uma parceria com a Energisa para desenvolver o PD&I Plataforma Interoperabilidade e Ferramenta para Gestão de Podas. Esse projeto marcou o início do nosso produto Imagery.

2016

Entrada na prestação de serviços para indústrias     

Nosso SCADA passou a integrar a operação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), abrindo as portas da indústria para nós. 

2017

Novas tecnologias na Concert e surgimento da thingable!       

Os diretores foram para Stanford e deram início a uma pesquisa sobre as possibilidades de aplicação de Internet das Coisas (IoT) no negócio da empresa. Após estudos e concepção do MVP, a thingable!, nossa plataforma IoT de alta performance em nuvem, foi desenvolvida. 

2021

A Concert se transforma em um grupo empresarial     

Com a expansão da empresa e o aumento da demanda por serviços e produtos inovadores, a Concert se transformou em um grupo. Assim, foram criadas duas frentes de trabalho, a Engenharia e Lab, e a startup de Internet das Coisas (IoT), thingable!

2023

Nasce a Concert Space

Agora, concentramos nossa expertise em desenvolvimento de sistemas para operações espaciais em uma unidade de negócios focada no setor aeroespacial, atenta às suas mudanças para apoiar o Brasil diante das novas oportunidades de mercado: a Space

Conheça a nossa diretoria


Angelo Fares

Engenheiro Eletrônico e de Telecomunicações pela PUC Minas e especialista em Inovação e Empreendedorismo pela Universidade de Stanford. 

 

Responde pela aplicação de novas tecnologias, projetos de PD&I e fóruns de inovação, além de ser o engajador de novos negócios da empresa.

Berta Wert

Engenheira de Automação e Controle, e Economista, formada na Moscow State University of Economics, Statistics and Informatics (MESI), na Rússia, com MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC. 

 

É a líder feminina do grupo Concert e responde pela área de Gestão de Pessoas há mais de 30 anos. 

Leonardo Fares

Engenheiro Eletrônico e de Telecomunicações pela PUC Minas e Economista pela UFMG. 

 

Responde pela área Administrativa-Financeira e pela Transformação Digital da empresa. 

Petrônio Spyer

Certificado PMP, Engenheiro Eletrônico e de Telecomunicação pela PUC Minas, com MBA em Administração pelo IBMEC. 

 

Cuida da área de operação e pré-venda das unidades de negócio. Também atua no desenvolvimento de projetos envolvendo SCADA e sistemas críticos, bem como de projetos de PD&I. 

Conheça os CEO das nossas unidades


Wenderson Ferreira

Graduado em Tecnologia da Informação pela Newton Paiva, bacharel em Sistemas de Informação pela Estácio, com MBA em Gestão Estratégica de Projetos pela UniBh. 

 

Líder da unidade Engenharia, experiente em automação e sistemas SCADA, bem como em projetos de SPCS e Gerenciamento e Outsourcing.

Daniel Ramos

Graduado e mestre em Engenharia Elétrica pela UFMG com especialização em Gestão de Projetos pela Fundação Dom Cabral. 

 

Líder da unidade Lab, atua há 18 anos em projetos de missão crítica e de PD&I.

Rafael Mordente

Graduado em Administração pelo CEFET-MG e em Ciências Econômicas pela UFMA. Técnico em Informática Industrial pelo CEFET-MG. 

 

Líder da unidade Space, tem 15 anos de experiência em desenvolvimento de sistemas de operação crítica em tempo real.


Fernando Malaquias

Engenheiro de Energia pela PUC Minas com graduação sanduíche na Hochschule Furtwangen (Alemanha), mestre em Ciências e Técnicas Nucleares pela UFMG, especialista em Gestão de Negócios pela FDC e formação executiva em Gestão de Projetos pela FGV. 

 

Líder da startup thingable!.

Share by: