Desenvolvimento Sob Demanda

Projeto SIVAM

O sistema desenvolvido para o monitoramento ambiental e proteção da Amazônia


Na década de 90, participamos do projeto brasileiro SIVAM (Sistema de Vigilância da Amazônia), um dos maiores esforços para monitorar e proteger a região amazônica do desmatamento. 

 

Combinando dados textuais e informações digitais em tempo real, o sistema permitia localizar e identificar fontes emissoras de ondas de rádio, que indicavam invasões na floresta.

Sensoriamento Remoto + Inteligência Artificial:

Tecnologias unidas para proteger um território maior que toda a Europa Ocidental

Toda a comunicação na Amazônia acontece apenas via rádio. Todas as frequências legais estavam cadastradas e, caso fossem encontradas outras frequências não permitidas, era então feita a verificação dos pontos que estavam se comunicando. Depois disso, era identificada em um mapa e enviada ao Exército para que pudessem se dirigir aos pontos para checar o que se tratava.

Berta Ulmo  

Diretora da Concert Technologies

Nossa participação 

no projeto SIVAM

O SIVAM foi criado nos Estados Unidos. Diante disso, fomos uma das empresas nacionais selecionadas para participarem do projeto e absorverem esse conhecimento tecnológico. 


Assim, apoiamos o desenvolvimento do SIVAM com dois módulos: um para verificar a disponibilidade da infraestrutura crítica de TI do sistema e outro para fiscalizar emissões eletromagnéticas clandestinas, chamado de COMEX (Communication and Non-communication Exploitation).

Conheça alguns números 

do projeto SIVAM

A fase de desenvolvimento do sistema durou 4 anos e contou com o envolvimento de 11 pessoas.


O SIVAM entrou em operação em 2002


Antes do SIVAM, 30% da área total da região amazônica ainda não estava mapeada.

Como o SIVAM contribuiu para a 

nossa atuação em desenvolvimento de sistemas críticos

O SIVAM representa uma das maiores fontes de aprendizado para a Concert. Participar de um projeto tão grande, sem dúvidas, teve influência direta na nossa capacidade de gerenciamento de projetos.  

 

Além disso, essa experiência também fortaleceu nossa relação com a área de defesa e nos habilitou para desenvolver outros sistemas críticos, como o SITDR e o SCOD, que apoiam 100% dos lançamentos realizados no Brasil.

Conte com a gente para atender a sua operação espacial com soluções customizadas. 

Agende uma conversa
Share by: