Squad vai além do conceito básico de ser uma equipe multidisciplinar formada para executar um projeto. Esse modelo de organização pode ser um grande impulsionador da inovação dentro de uma organização.
No mercado de energia, empresas como a Cemig e a Energisa são exemplos de contratação de squads para o desenvolvimento de sistemas que melhoram a eficiência de suas operações, trazendo benefícios para o setor elétrico e para a sociedade em geral.
Continue a leitura e entenda como a contratação de squad funciona e como ele pode trazer benefícios para o seu negócio.
Traduzido do inglês, squad significa esquadrão, tropa ou pelotão. De modo geral, o termo indica um grupo de pessoas que se une por um interesse em comum.
No mundo corporativo, o termo dá nome a uma metodologia ágil que consiste justamente em um grupo composto por profissionais com habilidades e competências distintas. Juntos, eles se complementam para desenvolver um determinado projeto.
Geralmente, são times que contam com especialistas de diferentes áreas de atuação, alocados a partir das necessidades do projeto em foco, sempre considerando as disciplinas requeridas e o nível de complexidade da demanda.
Pra visualizar melhor, imagine que você queira construir um sistema de software para integrar a operação do seu negócio. Ao invés de organizar o processo em grandes setores isolados, com uma equipe de TI e outra de design, você poderia formar uma única equipe multidisciplinar.
Então, você teria um Product Owner, Front End Developer, Tester, Back End Developer e Designer, todos agrupados em apenas uma equipe para realizar a melhor entrega.
Contratar um squad proporciona três grandes vantagens para o seu negócio: reduz custos, aumenta a agilidade e estimula a cultura da inovação.
Reduz custos porque terceirizar um trabalho que exige mão de obra específica é econômico. Contratar especialistas com determinada expertise para uma demanda de desenvolvimento em específico ou treinar seu time interno para colocar um projeto em prática pode ser não eficiente ou pode custar caro.
A agilidade está no cerne da atuação de um squad. Seu trabalho deve ser focado e cirúrgico, pois são equipes criadas para atender uma necessidade específica dentro de um prazo estabelecido, e isso exige um enorme desempenho. Assim, você obtém os melhores resultados no menor tempo possível.
Quanto à inovação, o próprio modelo de organização em squads já é inovador. Trata-se de uma nova forma de trabalho, pautada na cultura ágil. Mas vai além disso: essa metodologia traz uma visão mais rica para a sua operação.
A união de diferentes habilidades e competências gera
insights, sinergias; melhorando a qualidade da entrega. Ao obter essa visão que vai além do tradicional, você pode acelerar a inovação dentro da sua empresa.
Contamos com uma atuação de mais de 40 anos na área de desenvolvimento de softwares focados em Tecnologia da Operação (TO) e uma equipe de profissionais experientes em diversas tecnologias para:
Além de entendermos a fundo a operação do setor elétrico, temos assets tecnológicos desenvolvidos internamente que aceleram as nossas entregas.
Então, se você deseja impulsionar a inovação no seu negócio, conte com a Concert.
Gostou da leitura? Então esses posts também podem te interessar