O mercado de tecnologia, mesmo diante de tantas transformações, ainda se encontra preso à ideia ultrapassada de que, para ser contratada, a pessoa deve ter o currículo perfeito.
Entretanto, sabemos que a realidade é bem diferente. Todos nós começamos de algum lugar, e só é possível construir uma boa carreira através de uma boa primeira oportunidade .
Então, por que não dar uma chance para aqueles que estão começando? Por que não contratar pessoas iniciantes e investir em seu crescimento, ao invés de sempre mirar nas mais experientes?
Ao fazer isso, além de impulsionar o crescimento dessas pessoas, a empresa abre espaço para a inclusão de grupos de pessoas diversas e sub-representa das. E vale a pena enfatizar que times mais diversos, tanto socialmente quanto em termos de conhecimento, são o motor da inovação.
Reconhecer isso significa caminhar rumo a um setor de tecnologia melhor. E é aí que o
Manifesto Tech entra, com a premissa de que vagas para iniciantes devem exigir menos e focar mais em acelerar o desenvolvimento dessas pessoas.
Nossa maior prioridade é remover amarras para expandir o mercado de tecnologia brasileiro e, assim, catalisar seu potencial de transformação social. Manifesto Tech
O que é o Manifesto Tech?
Uma problemática enfrentada hoje pelo mercado de tecnologia é a falta de mão de obra. Isso é decorrente do grande número de empresas tecnológicas, que vem crescendo cada vez mais, aumentando também a demanda por pessoas desenvolvedoras.
Para lidar com a expansão do setor em cenário de escassez de profissionais, a
Alura , maior plataforma brasileira de cursos de tecnologia, idealizou o
Manifesto Tech
, que tem como princípios:
Para fazer acontecer, o movimento conta com a promoção de
empresas-escola , ambientes seguros para poder errar, iterar e aprender, que acolhem e desenvolvem pessoas através de
uma cultura saudável de mentoria e evolução.
O Manifesto Tech na prática
Temos, enraizada em nossa cultura, a prática de dar maiores oportunidades para aqueles que estão iniciando sua jornada no mercado de trabalho. Historicamente, sempre tivemos pessoas que começaram como estagiários ou jovens aprendizes, e terminaram ocupando posições de gestão.
Uma das ações que impulsionam o desenvolvimento de jovens profissionais é a distribuição de licenças para cursos online. Anualmente, distribuímos 50 licenças da plataforma Alura através de um sorteio. Após adquirirem o acesso, os colaboradores podem compartilhar o conhecimento adquirido em nosso
NAC (Núcleo de Aprendizagem Ágil), fazendo com que todos sejam incluídos em seu processo de crescimento.
Além disso, em 2021, criamos o Formando DEVs , programa que busca identificar e desenvolver potenciais talentos de áreas diversas para atuarem como profissionais em nossos times de Desenvolvimento de Software. Durante o ciclo de 6 meses do programa, cada participante conta com o acesso a uma licença no Alura e com a mentoria de profissionais experientes. Ao final do programa, os 2 participantes com melhor desempenho são contratados como Analista Trainee.
Outra porta de entrada para profissionais com pouca experiência na empresa é o programa de Jovem Aprendiz , em parceria com o CENAD. Todo ano, abrimos 2 vagas de aprendizagem exclusiva para o time de Desenvolvimento de Software.
Com essas ações, fomos capazes de integrar várias pessoas, principalmente na área de Desenvolvimento de Software: de 2020 à 2022, 21 estagiários foram contratados e iniciaram sua profissão como trainees.
Por que a Concert assinou o Manifesto Tech? E por que a sua empresa também deve assinar...
Toda empresa passa por transformações constantes, e com a Concert não poderia ser diferente. Há um tempo, iniciamos a implantação de algumas mudanças pautadas tanto em tecnologias e técnicas nas quais apostamos, bem como em ideais nos quais acreditamos.
A
diversidade é um de nossos principais ideais, afinal, somos pessoas inquietas, diversas e em transformação.
Valorizamos a composição de um time que represente não apenas a empresa, como também a comunidade que servimos.
Por isso, assinamos o Manifesto Tech . A união ao movimento veio para evidenciar valores que já faziam parte da Concert e que, agora, ganharão ainda mais força. Queremos ir além, conquistar um número cada vez maior de pessoas diversas para integrar o nosso time.
Buscar pessoas em desenvolvimento, acreditar nelas e apoiá-las nesse processo, oferecendo conhecimento e um ambiente seguro para que elas possam colocá-lo em prática, sem receio de errar e aprender, é o primeiro passo em direção a um setor de tecnologia mais inclusivo e, claro, melhor.
O Manifesto Tech foi o nosso segundo passo nessa direção, mas pode ser o primeiro para a sua empresa. Vamos assinar?
Gostou da leitura? Então esses posts também podem te interessar