O 5G já chegou no Brasil e promete um grande salto evolutivo que vai além do quesito velocidade: estamos falando de um futuro no qual absolutamente tudo estará conectado.
O 2G foi projetado para voz, o 3G para dados e o 4G para aplicações que exigem um grande fluxo de dados. E o 5G? O que o torna diferente dessas outras gerações de redes móveis?
Sabemos que o volume de dados trocados diariamente por bilhões de dispositivos sem fio espalhados pelo mundo não para de aumentar.
E enquanto o 4G entrega uma velocidade média de conexão de 33Mbps, o 5G entrega de 50 a 100 vezes mais, podendo chegar a 10Gbps . De acordo com Fernando Malaquias, líder da startup do Grupo Concert thingable! , isso:
“Aumentará, de maneira considerável, as experiências digitais que já temos em diferentes contextos, como por exemplo na velocidade de envio dos dados e conteúdos dos nossos dispositivos móveis” Fernando Malaquias para a Channel 360º.
Além do
aumento substancial na velocidade para fazer o upload e o download de dados, a nova tecnologia também promete uma
cobertura mais ampla e eficiente , capaz de suportar de maneira simultânea até
1 milhão de dispositivos móveis por km².
Muito além de proporcionar maiores transferências de dados e mais conexões simultâneas de usuários, o 5G irá potencializar a digitalização do setor elétrico.
A integração de diferentes tecnologias baseadas em dados , como Internet das Coisas (IoT), Big Data, Data Analysis, Blockchain e Inteligência Artificial (IA), já está acontecendo no nosso setor, e a rede 5G será essencial para que ela seja ainda mais efetiva.
Aliado a essas tecnologias, o 5G apoiará o monitoramento/controle dos sistemas elétricos, tornando-o mais rápido e preciso, e também proporcionará informações sobre a geração de energia em diversas partes do país em tempo real.
Nosso cotidiano está sendo cada vez mais dominado pela IoT (Internet das Coisas). A estimativa é que ainda surjam muitos outros dispositivos que nos ajudem a continuar automatizando nossos ambientes.
E o 5G veio para dar conta de um futuro (próximo) em que trilhões de dispositivos estarão se comunicando permanentemente conectados à uma mesma rede.
Como ele fará isso? Através de sua alta velocidade de conexão, que permitirá a interconexão desses dispositivos na rede móvel.
Em outras palavras, o 5G dará espaço para a implantação em grande escala de soluções de IoT . E além disso ser ótimo para a sociedade no geral, também será vantajoso para as empresas que desejam evoluir no campo da inovação, como é o caso do Grupo Concert.
Temos, hoje, a thingable! , uma plataforma IoT de alta performance em nuvem , que ajuda empresas e pessoas no desenvolvimento de aplicações que agilizem seu dia a dia.
Trata-se de uma plataforma multi: multidispositivos , multiaplicações e multimercados : é um ambiente " self service ", com capacidade de integrar qualquer dispositivo que disponibiliza para o usuário um conjunto de ferramentas que permite a criação de aplicações diversas e customizadas — destinadas a qualquer tipo de segmento do mercado —, de forma simples, rápida e intuitiva.
Por exemplo, com ela, você conecta seus dispositivos de forma inteligente, sendo capaz de monitorar online e em tempo real dados estratégicos para o seu negócio, acionar comandos remotamente, automatizar processos, e controlar a manutenção das máquinas da sua empresa.
Por meio do 5G, essa conexão se tornará mais fácil e potente, abrindo espaço para que mais pessoas e empresas possam usufruir de aplicações IoT, que podem ser desenvolvidas com a thingable! :
“Para nós, o 5G trará impactos bem positivos. Com maior capacidade de comunicação, primeiramente, nos grandes centros urbanos, e a medida em que a infraestrutura estiver sendo instalada, nas demais regiões, será permitida uma conexão com tudo e todos, viabilizando, assim, muitas aplicações de IoT, que podem ser desenvolvidas através dos recursos da nossa plataforma de internet das coisas.” Angelo Fares para a
Channel 360º.
A quinta geração das redes móveis tem como missão principal elevar os padrões de alcance e velocidade de conexão, e de usuários simultâneos. Mas não se trata apenas de um 4G melhorado.
Com ele, a digitalização se fará cada vez mais presente no cotidiano de todas as pessoas e de qualquer empresa, seja ela micro, pequena ou grande.
A digitalização facilita nossa gestão de dados e simplifica nossa relação com o meio em que vivemos, trabalhamos e nos relacionamos .
Por isso, o 5G promete
democratizar o acesso ao
levar os benefícios da conectividade a todos .
Gostou da leitura? Então esses posts também podem te interessar