O cálculo e acompanhamento dos indicadores de teleassistência não precisa ser um desafio para a sua concessionária. Nesse post, iremos apontar as melhores práticas para facilitar e agilizar as suas rotinas sobre esse tema.
Caso queira entender mais sobre o cenário macro, falamos em outro post sobre a teleassistência no setor elétrico e os desafios que ela implica às equipes de pós operação das transmissoras e geradoras de energia.
Esses desafios estão ligados no cálculo e acompanhamento dos indicadores de teleassistência. Nesse processo, elas devem seguir os requisitos impostos pela Resolução Normativa nº 864 da ANEEL. São eles:
A fonte oficial com as indicações deste processo estão presentes no Módulo 9 dos Procedimentos de Rede.
Portanto, para evitar notificações e multas, e até mesmo o retorno da assistência presencial nas instalações, as concessionárias precisam estar atentas a alguns cuidados com os indicadores.
Continue lendo e fiquem em dia com os órgãos reguladores.
O cálculo dos indicadores de teleassistência
O primeiro passo para calcular os indicadores de teleassistência é mapear os sistemas da concessionária para obter os dados necessários.
Os dados essenciais para calcular os indicadores são as falhas de comunicação com as instalações, a entrada e a saída das equipes nas instalações. Outros dados podem ajudar a empresa a aprimorar a estratégia para manter os indicadores no nível exigido pelo ONS, como os monitoramento de cada ponto da infraestrutura de telecomunicação das instalações e o sucesso de telecomandos enviados a cada instalação.
Essa tarefa pode ser difícil quando feita manualmente, devido a diversidade da origem desses dados, que acabam sendo depositados em sistemas diferentes.
Mas existe uma solução para isso, o GIT Concert. Nosso Gestor de Indicadores de Teleassistência é capaz de:
*Caso queira saber mais sobre os indicadores, acesse o post que aborda esse assunto aqui.
E não para por aí. O GIT vai além do cálculo, proporcionando também um acompanhamento frequente e centralizado dos indicadores de teleassistência.
Entenda como o GIT Concert funciona
O GIT Concert é um sistema de software focado em Tecnologia da Operação que apoia as concessionárias no cálculo dos indicadores de teleassistência, exigido pelo ONS e ANEEL.
Mas ele também permite acompanhamento diário e facilidade na identificação dos problemas que precisam ser corrigidos para o pleno funcionamento da Teleassistência.
Como ele faz isso? Primeiro, é possível integrar vários tipos de sistemas ao GIT, como o SCADA, o Sistema de Monitoramento de Telecomunicação, o Sistema de Gestão de Equipes, o Sistema C, entre outros.
Com essa integração, o GIT coleta automaticamente todos os dados necessários para realizar o cálculo dos indicadores. E esses são os dados essenciais para que o cálculo seja assertivo:
Vale mencionar que essa configuração pode ser customizada de acordo com as necessidades da sua concessionária. Então, para implementar o software, primeiro é preciso definir quais dados serão utilizados, e depois mapear suas origens.
Integrados os sistemas, você visualiza os dados em dashboards de atualização automática e diária para o acompanhamento contínuo da sua operação de teleassistência. Neles você tem a identificação e a responsabilização das indisponibilidades, além da classificação automática da performance quanto ao atendimento aos níveis mínimos exigidos para os indicadores estratégicos.
Por fim, para facilitar o envio dos dados ao ONS e a ANEEL, o GIT disponibiliza relatórios e gráficos, que podem ser validados e apreciados antes do disparo aos órgãos reguladores.
Os benefícios de construir seus indicadores de teleassistêntia com o GIT Concert
O GIT Concert traz benefícios para o cálculo e acompanhamento de seus indicadores por ser um produto único no mercado. Apenas com ele, você terá:
Assim, você
ganha tempo,
precisão, melhoria de
qualidade do serviço e ainda
evita penalidades.
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